Fórum E-Commerce Brasil – 2023: A Tahto carrega a conexão em sua essência.
Por Renata Angeiras, Superintendente de Negócios da Tahto.
Nos dias 25, 26 e 27 de julho, tive a oportunidade de, através do Programa de Desenvolvimento Organizacional da Tahto, participar do Fórum E-Commerce Brasil 2023, que aconteceu em São Paulo.
Foram 3 dias de imersão nesse universo de conectividade, aprendizado e inovação, que me proporcionaram uma experiência única sobre a jornada de E-Commerce.
Para quem não conhece, aqui vão alguns números que mostram a grandiosidade do evento: + de 25 palcos simultâneos com muito conteúdo, + 300 palestrantes, + 21k profissionais e + 220 stands de fornecedores. Dentre eles, a Tahto. Sim! Nesta edição, a Tahto, além de patrocinadora, apresentou ao público soluções e cases de sucesso que vem gerando satisfação e resultados consistentes para os clientes desse segmento. Fomos a única empresa do nosso setor presente no evento, o que demonstra o quanto estamos conectados as mudanças e necessidades do cliente.
Mas voltando ao evento, os participantes foram orientados a baixar gratuitamente o app que além do mapa, programação das plenárias e da set list de palestrantes, permitia criar networking com possibilidade de conversação via chat. Foram mais de 800k conexões geradas e 1,5M de interações durante o evento. Números que impressionam, visto que o WhatsApp é o canal escolhido para este tipo de comunicação, não é mesmo?
O primeiro dia foi um “banho de loja” sobre a relação econômica e comportamental vs. a expansão do E-Commerce. Mais números impressionantes: Brasil já é a 5ª potência digital e o 1º da América Latina nesse segmento. Em 2022, atingimos 40M de planos de internet de alta velocidade, o 5g. E a previsão da chegada do 6G está logo aí, em 2025!
Fizemos uma viagem no modelo de canais: single, multi, omni e agora, a evolução do modelo omnicanal – o unified. Neste novo modelo, o que se busca é a conexão de todos os canais de venda em um único lugar, colocando o cliente no centro da estratégia, integrando recursos dos universos físico e digital, de forma a prever seu comportamento e a melhorar a sua experiência de compra.
Muito trabalho à vista, pessoal.
No segundo dia, mergulhei no universo da Inteligência Artificial para entender melhor a aplicação e especulação do mercado quanto ao uso e tempo de maturidade deste movimento. E mais uma vez os dados impressionam: segundo a Statista (FGV) estima-se que o mercado global de IA cresça de US$ 142,3 Bi em 2022 para US$1.847,5 Bi em 2030. Racionalizando, não é nenhum absurdo imaginar esse crescimento vertiginoso, uma vez que ecossistema de IA abrange Machine Learning, Robotics e Artificial Neural Networks.
Ao contrário do Metaverso – que na minha opinião, é uma especulação precipitada – a IA já é bem real para algumas empresas, como no caso da Petz que aplica como estratégia para gerar eficiência e engajamento de campanha utilizando algoritmos para previsão de demanda do produto x loja com precisão de 96%, utilizam também para segmentar clientes e personalizar push notification lembrando -o pelo nome que está na hora de comprar, por exemplo, petisco. E não para por aí: já é possível cadastrar reconhecimento facial do seu cachorro e, através das expressões faciais dele, mapear quais produtos pode haver interesse ou não.
No último dia, aproveitei as palestras da Magazine Luiza e Amazon, que resgataram conceitos básicos e imprescindíveis do varejo, tais como: a necessidade de conhecer bem o consumidor, os nichos e a importância de retroalimentar esse ecossistema. Duas gigantes do Varejo que sabem bem do que estão falando. Luiza Helena Trajano, encantando a todos com sua humanidade e simplicidade; e a Amazon despertando desejo e curiosidade do público ali presente, afinal todo mundo deseja uma experiência como a entregue pela Amazon Prime.
Complementando, duas palestras muito bacanas que trago comigo como inspiração: João Branco, ex CMO do Mc Donald´s Brasil e autor do livro D[ê] Propósito 10x premiado, convida a todos a mergulhar no universo das intenções, empatia e amor ao próximo ao lembrar que todo trabalho importa e tem reflexo no trabalho de outra pessoa, portanto, precisamos ser excelentes no que fazemos, dar o nosso melhor. Ao ressignificar o trabalho, as tarefas diárias, você pode fazer dele a sua missão.
E Galvão Bueno, que dispensa apresentações, com uma emocionante narrativa sobre o seu empreendedorismo a frente da Bueno Wines. Ele contou como juntou a sua paixão por vinhos, a bagagem internacional acumulada ao longo dos anos que narrou os principais eventos esportivos pela Globo e coragem para mergulhar na indústria de vinhos. Quando perguntado sobre a inspiração, ele cita o apoio da família (que ele referencia durante os 45 min de palestra) e frases de pessoas importantes que contribuíram para a vida pessoal e profissional: “você pode fazer melhor – Boni”, “seja carinhoso com quem te dá carinho – Pelé”. E investindo neste blend : paixão + dedicação, a empresa vem acumulando prêmios nacionais e internacionais.
Foi muito bom vivenciar essa experiência de atualização e aprendizado. Melhor ainda constatar que a Tahto está no caminho certo, ou melhor, está à frente, pois enquanto o mundo começa a entender que tudo é Conexão, a Tahto tem isso por essência, carrega no nome, no centro, no jeito Tahto de ser!