Minha opção era ser forte”. Outubro Rosa na Tahto: a importância da conscientização em relação ao câncer de mama.
Tradicionalmente, o mês de outubro tem uma cor bem marcante: rosa. O mês voltado para a conscientização e prevenção do câncer de mama tem sua origem na década de 90, nos Estados Unidos, através da “Corrida Pela Cura”, realizada em Nova Iorque (NY), onde laços rosas foram entregues as participantes.
Mais de 30 anos depois, em uma realidade onde o câncer de mama é o mais comum em mulheres brasileiras de todas as regiões (INCA, 2022), a Tahto acredita na importância de engajar a data e difundir conhecimento e conscientização entre nossos colaboradores, especialmente tendo em vista o fato de que a maioria são mulheres.
Uma dessas mulheres é Joice Hilária (37), colaboradora que atua na área de BO da Tahto desde o ano de 2017.
Joice relata que em 2020 realizou um exame de prevenção ginecológica, onde a médica percebeu um caroço em sua mama direita:
“Eu já fui encaminhada direto para o cirurgião oncológico, pelo plano aqui da Tahto. Ele já pediu todos os exames: biópsia, exames de sangue, de imagem. Eu fiz o exame e já me encaminharam para a cirurgia. Ele falou que devia ser rápido, porque já estava (em estado) avançado”.
Devido ao estágio avançado do tumor, Joice conta que retirou as duas mamas e axila direita, chamado esvaziamento axilar.
“Eu fiz quatro sessões de quimioterapia vermelha, que foi onde caiu todo o meu cabelo. E 12 sessões de quimioterapia branca [..] fez cair o resto do cabelo”.
Joice relata que teve que passar pelo processo de retirada das mamas, implantação de expansor e quimioterapias antes de colocar a prótese. Fotos: Arquivo pessoal.
A colaboradora afirma que o apoio do marido e dos 2 filhos, Raquel (14) e Nicolas (8), trazendo segurança e força para lidar com o tratamento. “Eu tive força para mim e pela minha família. Eu precisava ficar viva para cuidar deles”, conta Joice.
Atuando novamente junto a Tahto desde abril de 2023, Joice Hilária ainda realiza o tratamento para o câncer de mama. Ela afirma ainda que, além dos procedimentos de tratamento, a detecção precoce do câncer de mama é importante no processo de cura.
“O câncer diagnosticado no início tem mais chances de cura […] Quando está no início, o tumor está localizado, então é mais fácil até para remover””
De acordo com índices, a detecção precoce é, de fato, uma das formas mais eficazes de se combater o câncer de mama. Quando diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%, de acordo com dados da Universidade de São Paulo (USP).
Por esses e outras razões, a Tahto reafirma a importância do mês de outubro para a luta contra o câncer de mama. E busca trazer luz ao tema dentro da companhia de forma mais abrangente possível.
Em 2023, o Serviço Social da Tahto, em parceria com o Ambulatório de Saúde ocupacional, promoveu ação de caráter informativo sobre a prevenção ao câncer de mama. As mais de 200 pessoas que participaram da ação tiveram acesso a orientações sobre o autoexame.
A Tahto acredita que o combate ao câncer de mama é uma luta geral, e tem a satisfação de poder cuidar e assistir nossas colaboradoras, no que diz respeito tanto a educação relacionada aos cuidados e fatores de risco, quanto ao suporte durante e após o tratamento.
Compartilhar histórias de força e superação é uma das melhores formas de levar a mensagem do Outubro Rosa a todas as pessoas. Fale, ouça, compartilhe, use o laço rosa!