Tahto e a prática dos conceitos de ESG

23 janeiro, 2023

ESG sempre foi uma realidade na Tahto. 

O ESG é uma sigla para “Environmental, Social and Governance” (em tradução livre: ambiental social e de governança). Tal conceito se originou em 2005, a partir de uma campanha da ONU intitulada “Who Cares Wins” (“Quem se importa ganha”), que apresentou o termo ao mundo pela primeira vez. Desde então, a preocupação com o comprometimento das grandes corporações com questões sociais, ambientais e de governança tem se tornado cada vez maior, e o mercado cada vez mais exigente.

No Brasil, o ESG se popularizou definitivamente no ano de 2018. O mundo corporativo no país passou a se atentar para a responsabilidade que cada companhia tem de contribuir com a comunidade em que está inserida, promovendo mudança social, conscientização ambiental e métodos de administração igualitários. O ESG é, além de uma política de administração, uma forma de repor os recursos naturais e sociais utilizados pelas empresas, de modo a manter o equilíbrio social e ambiental.

A Tahto passou por diversas mudanças e adaptações para chegar a expressão fidelíssima do que sempre foi nosso pilar mais importante: o Humano. Nos comprometemos com o ESG enquanto forma de nomear e nortear questões que sempre foram nossas principais prioridades: o atendimento humanizado, a gestão empática e o desenvolvimento sustentável. Desse modo, sempre estivemos conscientes das responsabilidades sociais e ambientais atribuídas a nós, e o ESG promove maior entendimento e engajamento com tais questões.

“Social” diz respeito, dentre outras definições, ao relacionamento entre indivíduos. No âmbito interno, estamos conectados com cada um de nossos colaboradores, prezando pelo respeito mútuo e o bem-estar de todos. Em uma empresa com quase 10.000 colaboradores, é importante entender que se tratam de indivíduos diferentes, com necessidades específicas e bagagens variadas. Por isso, a Tahto dispõe de mecanismos internos que buscam atender as necessidades e expectativas de todos; como a área de Serviço Social, a plataforma Gente Atende e campanhas de endomarketing pautadas em questões como visibilidade de minorias sociais e saúde mental.

No final de 2022, a Tahto recebeu título de Honra ao Mérito na Câmara Municipal de Goiânia por ser uma empresa que emprega mães. Um total de 43% das mulheres que atuam na Companhia são mães, estando continuamente amparadas pelos benefícios e suportes que a Lei garante e pelo programa Tahto Materno, que realiza palestras e encontros feitos para o auxílio de colaboradoras gestantes e mães.

Além disso, ao final de cada ano é realizada a “Operação Solidária”, uma campanha com o intuito de arrecadar alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. No ano de 2022, a arrecadação foi de R$64.000, o que equivale a 16 toneladas de alimentos que serão destinadas a mais de 1000 famílias.  Ações assim expressam uma cultura organizacional pautada na humanidade acima de tudo, contando com colaboradores engajados, determinante para uma atuação no jeito Tahto de ser.

Externamente, a Tahto possui reconhecimento pelos feitos que compreendem o âmbito social. Em 2021, conquistamos o selo “Great Place to Work” (“Ótimo lugar para se trabalhar”). No ano seguinte, em 2022, além da revalidação do selo, entramos para o ranking da GPTW como uma das melhores empresas para trabalhar no Centro-Oeste do Brasil. Além disso, ficamos entre as empresas que mais disponibilizam “feedbacks” para os candidatos na plataforma de recrutamento da Gupy. Para coroar o ano, no evento anual da Gupy, criado para homenagear as 100 empresas com “RHs que inspiram”, ficamos na 32º colocação a nível nacional.

No âmbito ambiental, a Tahto atua ativamente para criar uma cultura sustentável, reduzindo os impactos ambientais inerentes ao mundo corporativo. Dentro dos sites físicos, é realizada a constante coleta seletiva e o aproveitamento de materiais que podem ser reciclados. A tecnologia se mostra grande aliada, com um ecossistema de gestão totalmente digital para acompanhar a jornada do colaborador, de sua entrada no horário de trabalho à folha de pagamento; contando também com plataformas de engajamento e desenvolvimento individual, como a Robbyson, com foco em campanhas de incentivo, premiações e medição de humor. Essas ferramentas possibilitam a manutenção uma cultura híbrida e Home Based.

O ESG é uma realidade na Tahto antes da popularização do termo, pois está intrinsicamente alinhado ao modo de atuação da Companhia. Dessa forma, caminhamos para a consolidação de um caráter cada vez mais humanizado e socialmente consciente. De pessoa para pessoa, buscando o constante aprendizado e evolução, na execução de iniciativas que sempre fizeram parte do planejamento da Tahto e se pronunciam cada vez mais em todas as ações.

voltar