Celebramos o Dia da Igualdade Feminina

26 agosto, 2023

No dia 26 de agosto, celebramos o Dia Internacional da Igualdade Feminina.

A data tem o objetivo de relembrar e comemorar as conquistas político-sociais das mulheres, e direcionar nossas reflexões para os avanços que ainda precisam ser feitos.

Após décadas de esforço e luta, as mulheres ganham cada vez mais espaço e reconhecimento profissional. E como uma empresa cuja maior parte do capital humano é feminino, a Tahto reconhece a importância da data.

O Dia da Igualdade Feminina é celebrado desde o ano de 1973. A data escolhida se deu em virtude da publicação da 19° Emenda Constitucional dos Estados Unidos, que em 1920 concedeu às mulheres estadunidenses o direito ao voto.

É necessário, porém, ter em mente que – apesar da simbologia do dia 26 de agosto – em diversos países, o direito do voto feminino só foi conquistado mais tarde. No Brasil, por exemplo, somente em 1932, 12 anos depois, as brasileiras puderam exercer esse direito democrático.

Além disso, apesar de, originalmente, o Dia Internacional da Igualdade Feminina estar relacionado à participação em eleições diretas, hoje a data simboliza a luta por direitos sociais e trabalhistas femininos. A inserção da mulher no mercado de trabalho, e principalmente, dentro das organizações privadas teve seu início no começo da Revolução Industrial, no século XIX e, se potencializou a partir de 1930. Todo esse histórico é marcado por lutas e conquistas, como o direito a licença-maternidade para gestantes e adotantes, remuneração igualitária e proibição a discriminação de qualquer espécie.

Atualmente, o espaço ocupado por mulheres nas grandes corporações se mostra cada vez maior. No Brasil, a participação feminina no mercado de trabalho cresceu significativamente e a expectativa e que até 2030 ultrapasse a masculina. Na Tahto, a realidade já é essa:

  • 64% da totalidade de nossos colaboradores são mulheres; ou seja: mais da metade do capital humano da Tahto é feminino;
  • 84% da área operacional, o coração do nosso negócio, é composto por mulheres;
  • 51,43% dos cargos de gestão da Tahto são ocupados por mulheres.

No ano de 2022, 52,66% dos colaboradores promovidos foram mulheres, e um total de 46 colaboradoras foram promovidas a um cargo de gestão.

Esses dados são resultado direto do compromisso, da capacidade profissional e das mais diversas habilidades e competências das mulheres que compõem os times profissionais da Tahto.

Cada decisão administrativa de contratação ou promoção dessas profissionais, renderam resultados extremamente positivos para a companhia. Desde o reposicionamento de marca – em março de 2021, no mercado de contact center até o recebimento de prêmios e reconhecimentos nacionais, se devem também às profissionais talentosas que ajudam a Tahto a alcançar seus objetivos.

Para Camilla Brasileiro, Head de Comunicação Corporativa, um dos pilares da Diretoria de Gente e Cultura; esses números reforçam o quão importante é a atuação de uma empresa que tem o compromisso diário em dar voz e oportunidades de crescimento ao público feminino, com um amplo desenvolvimento e capacitação igualitária tanto à homens quanto para as mulheres da empresa.

Lorena Siqueira Gomes, coordenadora de Recrutamento e Seleção, a área responsável por encontrar e formar novos talentos para compor o time de colaboradores da Tahto, ingressou na companhia na área de atendimento e teve um crescimento vertical, sendo hoje uma das muitas gestoras da Tahto.

Ao falar da sua jornada como colaboradora da companhia, Lorena salienta o incentivo que obteve no seu desenvolvimento profissional, e a faz referência às suas gestoras diretas:

Todos esses indicadores só são realidade pois a Tahto acredita e investe em valores como o respeito e a empatia. Além disso, a companhia veda veementemente qualquer tipo de discriminação, inclusive por gênero, e trabalha ativamente para que o trabalho seja desempenhado em um ambiente seguro e próspero para todas as suas colaboradoras.

A gestora da área de auditoria, Priscilla Quadros, acredita que “a Auditoria na Tahto tem um papel fundamental na continuidade da equidade de gênero como valor da companhia. Além de sermos uma equipe formada, em sua maioria, por mulheres, investigamos qualquer desvio de conduta que resulte em discriminação de gênero e ainda, prevenimos, através da criação de políticas e procedimentos internos, que isso se repita no futuro. É um papel primordial no enfrentamento ao machismo corporativo. A Tahto não tolera qualquer tipo de discriminação. Afinal, o mundo evoluiu e, se algumas pessoas não evoluíram com ele, faremos nossa parte para ensiná-los”.

Para as investigações internas, a Tahto conta com o Canal de Denúncias. Qualquer tipo de discriminação, assédio moral ou sexual, ou outra conduta indevida no cotidiano da companhia, deve ser denunciada. O Canal é acessível em qualquer rede de internet ou ambiente, seja interno ou externo à Tahto. Caso o denunciante deseje, a denúncia poderá ser anônima.

O denunciante pode acessar o Canal pelo endereço “https://canalconfidencial.com.br/tahto/”, aqui no site, através da barra superior da página principal e ainda, pelo telefone 0800 282 2088.

 

 

 

voltar