DIA DAS MÃES – ENXERGAR AS MÃES PARA ALÉM DA MATERNIDADE

12 maio, 2024

O Dia das Mães é uma data comemorativa já consolidada e muito importante na nossa cultura. Afinal, as mães desempenham um papel muito importante na sociedade. Porém, esse ano a Tahto lança uma campanha que convida todos a enxergarem as mães para além da maternidade.

Infelizmente, ainda é comum que muitas pessoas tratem a maternidade como algo que imobiliza mães para qualquer outro tipo de atividade, e as limite a somente um papel na sociedade. Mas onde existem mães, existem também mulheres, profissionais, artistas, autoridades e uma infinidade de funções e interesses.

No ambiente corporativo, esse preconceito pode ser ainda mais pronunciado. Mães que são forçadas a se retirarem do mercado de trabalho após a maternidade, devido à resistência de empresa em contratá-las, ou até mesmo empresas que demitem após o parto. Além disso, existe em algumas pessoas a crença de que a carreira profissional e a maternidade não podem ser conciliadas. Uma crença que não existe em relação a paternidade.

Nesse Dia das Mães, a Tahto convidou algumas colaboradoras para falarem sobre serem mães, mercado de trabalho e vida pessoal, ilustrando toda a campanha. Se tratam de colaboradoras de diferentes áreas, que possuem uma coisa em comum: são mães.

  • Elaine, agente de retenção, é mãe de primeira viagem. Para ela, ser mãe não é uma tarefa fácil, mas a maternidade não representa um fardo a mais, e sim uma motivação para investir no seu futuro e carreira profissional. (link do vídeo)

  • Juliana, analista de treinamento, se reinventou após a maternidade, e prova que é possível equilibrar vida profissional e pessoal.

  • Gabriele, agente legado e repetidor, se mudou em busca de uma vida melhor para si e sua filha.

  • Mariana, agente de atendimento Procon da Tahto, tem 3 filhas, e sua prioridade é transmitir pra elas tudo que aprendeu como mulher, mãe e profissional.

  • Kelly Cristina, diretora de multisetor da Tahto, conta um pouco sobre sua jornada como mãe, e o que a maternidade a ensinou, além da importância que o investimento em sua carreira teve em sua vida pessoal.

 

Enxergar as mães para além da maternidade é algo que deveria ser natural, mas deve ser exercitado – especialmente no ambiente corporativo. Enquanto marca empregadora, a Tahto se preocupa em garantir que nossas colaboradoras que são mães (que representam cerca de 30% das colaboradoras) possam vivenciar a maternidade sem deixar suas carreiras e seus objetivos negligenciados.

Fornecer uma jornada de trabalho flexível, possibilidade de home office, acesso aos direitos garantidos por lei e orientações sobre os mesmos, e aliado a tudo isso, incentivo, visibilidade e apoio às profissionais que são mães é o caminho para estabelecermos uma comunidade que respeita e valoriza mães, sobretudo, como indivíduos.

 

voltar