No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Tahto abre espaço para as histórias de suas colaboradoras pela segunda vez.
A Tahto relançou, na primeira semana de março, o podcast especial “Mulheres que fazem história” que conta relatos e experiências de colaboradoras da Tahto na vida pessoal, no mercado de trabalho e dentro da própria companhia. O propósito desse projeto é abordar o tema da igualdade feminina de uma forma mais concreta, jogando luz sobre as lutas que as mulheres ainda enfrentam, e as vitórias que conquistam todos os dias.
Como uma empresa em que cerca de 65% do capital humano é composto por mulheres – profissionais em diferentes áreas de atuação – a Tahto enxerga a importância de promover um espaço onde cada uma se sinta confortável, respeitada e livre para crescer profissionalmente.
A primeira edição de “Mulheres que fazem história” foi um dos conteúdos de maior sucesso do TahtoCast, contando com centenas de ouvintes em todos os episódios. Clique aqui para ouvir a edição de 2023.
Em 2024, a série traz os relatos de 8 mulheres colaboradoras da Tahto: Maria Helena, Erica Lorena, Tannilla, Vanessa, Célia Raquel, Juliane, Camilla Brasileiro e Dayanne. São profissionais de diferentes segmentos dentro da empresa e que residem em diferentes partes do Brasil: Goiânia, Campo Grande e Curitiba – algumas das cidades em que a Tahto está presente.
Entre os propósitos de “Mulheres que fazem história” está também o de mostrar que, mesmo em contextos considerados comuns, é possível extrair inspiração e identificação dos relatos de muitas profissionais, e que mulheres não precisam de feitos extraordinários para terem suas conquistas reconhecidas em uma sociedade e um mercado de trabalho que já exigem um sobre-esforço.
Conheça um pouco de algumas das mulheres que fazem história na Tahto:
Ouça os relatos completos, inspire-se e se emocione clicando aqui!
O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março devido a uma série de resoluções femininas, que culminaram no protesto que ficou conhecido como “Pão e paz”, em 1917, que reivindicava melhores condições de trabalho e de vida. É também comum associar a data ao incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist, que em 25 de março de 1911 tirou a vida de mais de 100 operárias. Por esses motivos, março é considerado o mês da história das mulheres.
A importância de reivindicar e defender o espaço já conquistado e lutar pelos espaços ainda não desbravados é responsabilidade de todos aqueles que acreditam na equidade de gênero. Mulheres fazem história – não apenas na Tahto, mas em todos os lugares onde se encontram. Feliz Dia Internacional da Mulher!
___________________________________________________________________
Relatório de Igualdade Salarial e de Critérios Remuneratórios
Em relação a lei 14.611 de 2023 e em consonância com o compromisso da empresa em manter uma comunicação transparente sobre seus processos internos, informamos dados demográficos que apontam que do total de colaboradores 64% são mulheres, 75% são mulheres que se declaram negras e são ocupantes de diversos cargos na hierarquia da empresa. Em conformidade com a política de remuneração da Tahto, o salário mediano contratual das mulheres equivale a 100% do recebido pelos homens.
Contudo há fatores que podem justificar alguma variação, tais como: avaliação por cargo, faixas salariais, tempo de empresa, tempo no cargo, avaliação de desempenho e entre outros incluídos no artigo 461 da CLT.
A Tahto conta com uma Política de Remuneração bem estruturada, além de processos seletivos igualitários independentemente de cor/etnia, religião, gênero, idade, orientação afeto-sexual e deficiência. Dando assim, as mesmas oportunidades para todos os colaboradores em todos os níveis de cargos.